As Brasileiras em Processamento de Linguagem Natural (BPLN), com o patrocínio da North American Chapter of the Association for Computational Linguistics (NAACL), levaram sete jovens brasileiras interessadas em PLN para participarem do STIL e BRACIS, em Belo Horizonte, MG, de 25 a 29 de setembro de 2023. São elas: Allana T. Bastos (MG), Bruna R.Silva (RS), Cristina Ap. Jesus (MG), Fernanda T.S. Taso (MS), Giovana Craveiro (SP), Rafaella A. Gomes (SP) e Liggia S. Lima (BA). Ficamos felizes em conhecê-las e em prestigiar Fernanda e Giovana que apresentaram seus trabalhos de PLN STIL. Desejamos que todas possam seguir um caminho de sucesso em PLN!
Com a palavra, as contempladas:
Rafaella Alves Lucena Gomes
Eu fiquei muito feliz de ter sido uma das contempladas pelo apoio financeiro pois não teria conseguido ir de outra forma. Foi uma experiência muito importante para mim porque eu entrei nesse universo de PLN muito recentemente e ainda estava um pouco perdida e insegura se uma pessoa que veio da Letras se encaixaria nessa área que me parecia muito computacional. Por isso foi uma surpresa incrível quando comecei a assistir as palestras do STIL e perceber como a linguagem e o objetivo de muitos pesquisadores possuía muita base linguística, o que me deixou menos insegura e mais animada ainda para me aprofundar em PLN.
O STIL também tornou possível um contato direto com esses pesquisadores com foco mais linguístico, e conheci várias pessoas que compartilham meus interesses e inseguranças, o que fez eu me sentir mais representada e acolhida nessa área. Por todas essas experiências incríveis que eu tive em apenas uma semana, eu queria dizer que sou muito grata à NAACL como também às Brasileiras em PLN, pois sem eles eu provavelmente ainda estaria muito insegura sobre me aprofundar nessa área.
Bruna Rodrigues da Silva
Em outubro do ano passado, estive em um simpósio de Linguística Computacional, no CelSul, em Curitiba. Naquela ocasião, as queridas Maria José Finatto, Cláudia Freitas e Livy Real falaram sobre o grupo das Brasileiras em PLN. Desde então, acompanho o grupo, assisto aos encontros e admiro a inciativa.
Neste ano, decidi participar do BRACIS 2023 para me aproximar ainda mais do PLN e da Linguística Computacional, no STIL. A experiência foi, sem dúvida, uma oportunidade inesquecível, que me fez enxergar, bem de pertinho, as várias possibilidades do mundo do PLN. Acredito que os eventos científicos servem justamente para isto: expandir nossos horizontes.
Nos cinco dias em Belo Horizonte, eu conheci muitos grupos de pesquisa, de diversos cantos do país; troquei experiências com os mais diferentes pesquisadores; conversei com pessoas da mesma área de pesquisa; descobri novas e diferentes áreas e possibilidades.
Eu participei mais ativamente do evento satélite JDP – Jornada de Descrição do Português – apresentando recorte da minha Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem pela UFRGS. O trabalho, intitulado Complexidade Sintática e Linguística Computacional, mostrou parte do que fazemos em nosso grupo de pesquisa Acessibilidade Textual e Terminológica (@grupo_att). Nós utilizamos o PLN e a Linguística Computacional para auxiliar na simplificação de textos. Em função disso, a parte principal do evento, para mim, foi conhecer outros colegas, de diferentes regiões do país, que também trabalham com simplificação. Esses relatos de pesquisa são muito significativos, pois, além de nos mostrarem novos olhares, rendem também futuras parcerias. E eu acredito que fazer pesquisa é justamente estar sempre em movimento, buscando novas fontes, compartilhando o conhecimento e enxergando diversos horizontes.
Além disso, poder conhecer e conviver com outras mulheres do Brasileiras em PLN também foi muito importante. Participar do lançamento do primeiro livro delas, então, nem se fala!
Ser mulher no Brasil, não é fácil. Ser mulher no PLN, muito menos. Ser brasileira em PLN, então, nem se fala! É por isso que eu me orgulho de, agora oficialmente, fazer parte desse grupo!
Fernanda Tiemi de Souza Taso
Participar do STIL foi uma experiência incrível, tanto como ouvinte, quanto como apresentadora. Foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a linguística computacional e concluir que o pouco que sabia, era bem menos do que eu imaginava. Diversos conceitos, ferramentas e recursos foram apresentados e discutidos que abriram um leque de oportunidades para expandir meus conhecimentos. A comunidade de PLN no Brasil é grande o bastante para nos reunirmos e trocarmos experiências. Em específico, as Brasileiras em PLN, que com ajuda da NAACL, possibilitaram minha estadia e inscrição na conferência e pude aproveitar um momento especial para o grupo: o lançamento do livro de PLN com foco em português! Um livro escrito e planejado por mulheres da área que nunca imaginei que existissem tantas! Me senti super acolhida e com vontade de contribuir com projetos futuros do grupo. E juntamente com outras contempladas, conheci mulheres incríveis que tornaram o evento ainda mais acolhedor e animado. Fiz conexões que nunca imaginei que faria e ter um grupo tão grande de mulheres na área de tecnologia sempre me anima mais. Gratidão por essa experiência, e espero contribuir muito daqui pra frente!
Allana Tavares Bastos
Participar do STIL este ano foi uma experiência incrivelmente enriquecedora. Tive a oportunidade de me familiarizar com aspectos linguísticos que antes não dominava, como a Análise de Dependência Universal (UD), e pude aprender muito com apresentações de pesquisas atuais. Além disso, foi uma experiência gratificante conhecer pesquisadoras novatas e veteranas na área, o que ampliou minha visão sobre o campo.
O grupo de contempladas foi uma excelente companhia para o evento. Essa convivência também foi bastante enriquecedora, pois reuniu mulheres de diversas regiões do Brasil. Durante o evento, compartilhamos nossas experiências em Processamento de Linguagem Natural (PLN) e nossas pesquisas, criando um ambiente colaborativo e inspirador. Sou extremamente grata por ter sido contemplada e ter participado do evento!
Giovana
Difícil ser adulta, não? Se nessa imensidão de possibilidades e obstáculos, você gostar de misturar computação com linguística, (dessas duas eu gosto desde sempre) e se perguntar se trabalhar com pesquisa (isso aqui eu me perguntei só no meu TCC), seja em carreira acadêmica, ou em cargos corporativos, pode combinar com você (e tem várias empresas com cargos de pesquisa, inclusive bolsas de auxílio durante a graduação e pós!), acho que o STIL é um evento ideal para você começar a explorar! Quero agradecer demais às BPLN porque para mim foi uma semana incrível em que entendi um pouco mais do panorama científico atual em PLN, anotei o nome de vários artigos científicos para ler depois, descobri novos jeitos de fazer pesquisa (sabia que não precisa de vínculo com faculdade, empresas ou orientadores para conseguir publicar artigos?), inspirei-me conhecendo professoras doutoras destemidas que se jogam à incerteza de não ter um vínculo empregatício para seguir a paixão de continuar aprendendo e contribuindo com a sociedade da maneira que têm vontade, e fiquei maravilhada com a comunidade de PLN – imagina só o comprometimento e o trabalho em equipe investidos para escrever um livro riquíssimo de PLN com mais de 50 autores? E digo mais, imagina só virar uma autora também? 😍
Cristina
Na última semana de setembro, tive o privilégio de comparecer à conferência BRACIS, sediada na UFMG, onde tive contato com diversas pesquisas em Inteligência Artificial e Computacional, e entre elas, pude estar presente na STIL (Simpósio em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana). Imprescindível é dizer que este comparecimento só foi possível por ter sido contemplada com um auxílio financeiro que cobriu parte das minhas despesas no evento. Desta forma, não há outro sentimento a não ser gratidão pelas BPLN, Brasileiras em Processamento de Linguagem Natural, que me proporcionou este momento tão importante.
Há quem pense que essa foi apenas mais uma conferência de rotina, porém, para mim, que tenho tanto interesse em me especializar na área de PLN, foi realmente um impulsionador. Estar em contato com vários pesquisadores, professores, e sobretudo mulheres de diversas áreas, incluindo Letras e Linguística trabalhando com PLN, abrangeu minha visão de tal forma que as palavras não poderiam relatar com precisão.
O sentimento que tenho, desde que voltei desta conferência, é que a luz no fim do túnel é muito mais brilhante do que eu imaginava, e por mais que a caminhada seja longa, certamente eu não estou mais no mesmo lugar que eu estava antes de comparecer ao BRACIS e a STIL, e por isto, sou muito grata.
Além de toda esta grandiosidade, fiquei muito feliz em estar presente no lançamento do primeiro livro das BPLN. Um livro online, gratuito e extremamente didático para quem se interessa por Processamento de Linguagem Natural.
Momentos como este certamente impactam uma trajetória e a minha com certeza foi impactada. Muito obrigada Brasileiras em Processamento de Linguagem Natural, vocês fizeram diferença neste meu início de carreira. Sigo com o desejo em conhecer cada vez mais a área de PLN e de poder contribuir com vocês futuramente.