Quem somos

Sobre o grupo

Somos mais de 211 brasileiras atuando em Processamento de Linguagem Natural. Estamos na universidade e na indústria, no Brasil e no exterior, dando aulas e desenvolvendo softwares. Somos linguistas e programadoras, cientistas, aposentadas e recém-formadas, professoras e alunas. São diversos os nossos trajetos, mas temos dois pontos de interssecção: somos brasileiras e nos dedicamos à linguística computacional.

Aqui você encontra um espaço especialmente criado para reunir mulheres interessadas no fascinante mundo do PLN. Compartilhamos conhecimentos, promovemos discussões produtivas e oferecemos um ambiente acolhedor para que você possa ampliar seu aprendizado e expandir sua rede de contatos. Junte-se a nós para explorar as maravilhas do PLN e fazer parte de uma comunidade de mulheres empoderadas e apaixonadas por essa área!

Como surgiu

Este grupo começou em julho de 2020, quando a Helena Caseli fez uma apresentação no workshop WideningNLP falando sobre PLN no Brasil e mencionou que ainda havia relativamente poucas brasileiras na área. Foi lá que a Brielen Madureira a conheceu e elas tiveram a ideia de criar este grupo para nos aproximarmos, fortalecer os laços entre as integrantes, dar mais visibilidade ao nosso trabalho e facilitar projetos conjuntos entre nós.

Desde então, o grupo “Brasileiras em PLN” tem crescido e se consolidado como um ponto de encontro para mulheres brasileiras interessadas em PLN. Nosso objetivo é promover a troca de conhecimentos, estimular o networking e incentivar o crescimento profissional de cada integrante.

Missão

Nossa missão é fortalecer a presença das mulheres no campo do PLN no Brasil, destacando suas contribuições, inspirando e capacitando mais mulheres a se envolverem e se destacarem nessa área.

Visão

Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por brasileiras em PLN para a língua portuguesa; disseminar conhecimento para grupos de interesse e para a sociedade de um modo geral; estimular a inserção e permanência de mulheres nessa área.

Valores

Sororidade, Representatividade, Diversidade, Equidade de Gênero, Colaboração, Inclusão, Visibilidade

Board

Nossa equipe

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/helena.jpg

Helena Caseli

Founder / Board

Professora, trabalha com tradução automática e aprendizado multimodal. Mãe de duas futuras cientistas e apaixonada por código.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/06/alinemacohin.jpg

Aline Macohin

Board

Analista de Sistemas, Advogada e Doutora em Direito. Pesquisadora na área de Governança de Inteligência Artificial e PLN aplicado ao Direito. Autora do site www.iaresponsavel.com.br

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/graca.jpeg

Graça Nunes

Board

Tentou processar a língua portuguesa por algumas décadas. Foi dominada por ela e hoje se diverte brincando com as palavras.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/evelin.png

Evelin Amorim

Board

Pós-doutoranda na U.Porto em PLN e amante de livros de qualquer espécie.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/adrianapagano-e1679873003135.jpg

Adriana S. Pagano

Board

Professora, trabalha com linguística aplicada e tradução. Colabora em projetos de linguística computacional. Vive comparando línguas e traduzindo. Seu hobby é a escalada na pedra e trilhas outdoors.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f13.jpg

Eloize Seno

Board

Computeira, professora, tem interesse em PLN de modo geral. É mãe de dois príncipes, praticante de meditação e de atividades físicas ao ar livre, tem paixão por boa música e por qualquer instrumento de corda.

O grupo

Integrantes

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/mariajosebrito.jpg

Maria José B. Finatto

Linguista, trabalha no PPG-LETRAS UFRGS com terminologias e com simplificação de textos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/06/alinepaes.png

Aline Paes

Professora no IC/UFF, pesquisadora e professora de IA, com interesses nas áreas de aprendizado relacional, aprendizado de representações e IA para bem-estar social.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/jessica.jpeg

Jéssica Silva

NLP Engineer, trabalha com tarefas text-to-text e representação textual, adora se arriscar em novas aventuras, mãe de dois gatos fofos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/allinevilalencio.jpg

Aline Villavicencio

Seus interesses de pesquisa são em PLN cognitivamente motivado, semântica lexical, expressões multipalavra e idiomaticidade. Gosta de ler, correr e curtir um café com amigos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f1.jpg

Valeria de Paiva

Cientista e pesquisadora em IA, matemática, lógica e linguística. Gosta de sistemas híbridos de PLN, open software, dependências universais e OpenWordNet-PT. Fundadora de "Women in Logic" e "Lógicas Brasileiras".

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f2.jpg

Larissa Freitas

Professora, Pesquisadora, Programadora, trabalha com análise de sentimento e ontologias. Adora viajar e cozinhar (principalmente sobremesas :D).

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f3.jpg

Débora Garcia

Linguista de formação, trabalha com desenvolvimento de software com foco em tarefas de NLP voltadas para desafios de e-commerce. Nas horas vagas, divide o tempo entre jogos, livros e séries.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f4.jpg

Roberta Viola

Faz mestrado na UFMG e é pesquisadora do LIA/Kunumi, que buscam sempre projetos em IA que possam gerar um impacto social positivo. Pratica Aikido, gosta de cachorros, de jogos de tabuleiro e de pedalar.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f5.jpg

Nádia Félix

Cientista da computação, professora, trabalha com processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. Ama a natureza, pedalar e pescar.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f6.jpg

Laura V. Cruz Quispe

Estudante de doutorado em Ciência da Computação, pesquisando na área de processamento de linguagem natural. Aplica técnicas baseadas em grafos para reconhecimento de autoria e classificação de textos em geral, no NILC-ICMC, na Universidade de São Paulo, Brasil.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f7.jpg

Rossana Cunha

Pesquisadora e Doutoranda nas áreas de geração de linguagem e tradução automática. Apaixonada por praia, yoga, comunidades e da dupla: Kindle e uma bela xícara de chá.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f8.jpg

Melanie Angelo

Gerente de Projeto Linguístico na Lionbridge, com experiência em diversas áreas de PLN, incluindo criação de sistemas de TTS e ASR. Mestre em Linguística na área de fonologia com interface em sintaxe e semântica pela USP. Amo fazer scrapbook, tomar café da manhã, vinhos e cozinhar.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f9.jpg

Amanda Rassi

Linguista, mãe, feminista, esquerdista, espírita, escorpiana, apaixonada pela vida, por puzzles e por vinhos. Trabalha com correção automática de redações e adora o que faz.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f10.jpg

Vládia Pinheiro

Professora e pesquisadora em Natural Language Inference, Extração de Informação e Classificação Textual. Mãe de uma jovem com Síndrome de Down. Ama viajar, ler livros e maratonar tudo, das séries às novelas antigas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f11.jpg

Daniela B. Claro

Professora, trabalha com Extração de Informação Aberta e é entusiasta da dialectologia do ALiB. Mãe de um príncipe e uma princesa, adora cavalos e estar em contato com a natureza.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f12.jpg

Ariani Di Felippo

Professora e pesquisadora interessada no PLN em geral. Adora livros, filmes e séries. Corredora nas horas vagas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/elisa.jpg

Elisa Terumi

Analista de sistemas e doutora em Computação pela PUCPR. Apaixonada por tecnologia e inteligência artificial, atua principalmente em aprendizagem de máquina e PLN.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f14.jpg

Priscila Côrtes

Linguista e apaixonada por línguas, trabalha com desenvolvimento de assistentes virtuais e outras soluções envolvendo linguística. Cultiva vários hobbies, entre eles, surfe.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f15.jpeg

Karina Soares

Linguista entusiasta em natural language understanding. Trabalha com assistentes virtuais e adora assistir séries nas horas vagas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f16.png

Juliana Chalub

Doutora em Linguística pela UFMG. Fez curso técnico em programação há milhões de anos. Resolveu assumir o romance entre linguística e tecnologia.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f17.png

Suemi Higuchi

Pesquisadora (CPDOC/FGV), doutoranda em Estudos da Linguagem (PPGEL/Puc-Rio), interessada em humanidades digitais, linguística com corpus e tecnologias aplicadas a fontes históricas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f2.png

Milena França

Provavelmente a mais nova do grupo (23 anos), adoro ouvir música, dançar e trabalhar com PLN. Atuo na área de correção automática de redações.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f3.png

Jeniffer Callou

Data Scientist apaixonada por lógica, línguas e programação. Adora estudar e aplicar as ferramentas de PLN. Nas horas vagas divide o tempo entre livros, yoga, corrida e natureza.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f20.jpg

Renata Vieira

Atua em PLN com foco na língua portuguesa. É conselheira científica do Instituto de IA aplicada à Saúde e pesquisadora do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f21.jpeg

Sheila Castilho

Tem mestrado em PLN (Universidade do Algarve & University of Wolverhampton), e doutorado em tradução automática pela Dublin City University. Atualmente Research Fellow na ADAPT Centre - DCU, com financiamento do Irish Research Council, trabalhando com avaliação de TA no nível documento. Seus interesses incluem tradução automática, pós-edição, avaliação automática e humana, usabilidade e tecnologias da tradução.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f4.png

Amanda Oliveira

Uma linguista se aventurando no mundo do PLN desde 2017, trabalhando com a criação de modelos preditivos para classificação de sentimento. Amante de cafés, livros e gatos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f23.png

Carolina Gadelha

Linguista apaixonada pela Língua Portuguesa, trabalha com PLN desde 2017, principalmente com análise de sentimentos. Ama cozinhar, beber cerveja e ficar com seus 6 filhos de quatro patas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f24.jpg

Danielly Sorato

Mestra em ciências da computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisa tópicos voltados para computação sociolinguística. Atualmente é doutoranda na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), onde trabalha com análise de bias em modelos de linguagem vetoriais e desenvolvimento de corpus multilíngues.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f25.jpg

Aline Evers

Professora de língua portuguesa e tradutora (inglês - português). Faz pesquisa em Linguística de Corpus e na pós-graduação que se aproximou do PLN. Com a ajuda de colegas da computação, desenvolveu experimentos para automatizar o processo de avaliação de redações de vestibular e oferecer alguns recursos para estudantes de classes populares. Segue estudando as possibilidades de avaliação automática de textos e também formas de transformar textos de difícil compreensão em textos mais acessíveis para todos e todas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f5.png

Paula Cardoso

Professora e pesquisadora interessada em PLN em geral. Mãe de menina, gosta de ler, fazer pão, assistir filmes e reunir com amigos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f27.png

Beatriz Santana Fagundes

Em busca do título de Mestre pela UFBA, atualmente desenvolve pesquisa em Mineração de Opinião. Também atua como Cientista de Dados, com foco em dados textuais. Nas horas vagas, adora planejar viagens e viajar.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f28.jpeg

Natalia Resende

É atualmente Marie Skłodowska-Curie research fellow na Dublin CIty University, ADAPT CAENTRE, escola de computação e atua na área de PLN, mais especificamente, Tradução Automática, desde 2009.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f29.jpg

Tayane Soares

Mestranda em Estudos Linguísticos (PosLin-UFMG) e sua pesquisa tem como foco o processamento de linguagem natural. Apaixonada por teatro, cinema, livros e gatos. Crocheteira nas horas vagas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f30.jpg

Juliana Gomes

Graduanda em ciência da computação, interessada por PLN e desafios em geral. Amante de jogos de lógica, matemática e animes.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f31.png

Jasmine Moreira

Mestre e Doutoranda em Educação pela UFPR, MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e The George Washington University, Engenheira Eletrônica pela UTFPR. Atua como professora na área de sistemas cognitivos (IA, ML, NLP, CV) e como como especialista em NLP no INDT. Desenvolve pesquisas na linha de diversidade, desigualdade e diferença, utilizando processamento de linguagem para avaliar o impacto de determinados discursos na elaboração de políticas públicas para educação no Brasil.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f32.jpg

Clarissa Xavier

Cientista, trabalha com representação de conhecimento, extração de informação e análise de dados. Adora moda, filosofia e ficção científica. Capitã do Leia Mulheres Porto Alegre.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f33.png

Sibylla Jockymann do Canto

Linguista computacional, especialista em tecnologias vocais e implementação de soluções com Inteligência Artificial, desenhando modelos de PLN para facilitar a comunicação entre humanos e máquinas. Uma apaixonada por linguagem, cognição e tecnologia, é doutoranda em Linguística Aplicada na UNISINOS.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f6.png

Ester Oliveira

Meio perdida na vida mas o PLN lhe ajuda a manter uma organização na cabeça. Infelizmente gleek e gen z. Também gosta de chocolate.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f7.png

Jéssica Braun de Moraes

Mestra em linguística aplicada, e Linguista Computacional. Trabalha com engenharia e inteligência conversacional de bots e é a doida dos robôs! PLN é sua paixão nada secreta que nutre desde 2012.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f36.jpg

Heliana Mello

Professora, trabalha com abordagens empíricas para o estudo linguístico. Praticante de yoga e meditação, é uma entusiasta da natureza e de todas as suas criaturas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f37.jpeg

Ricelli Ramos

Mãe, analista de TI na Unifesp e pesquisadora de PLN na USP-EACH. Ama viajar, correr, ler, tomar bons vinhos e assistir a bons filmes.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f38.jpg

Julia de Jesus

Estudante de mestrado, com interesse em aprender muito sobre PLN no geral. Ama ler e descobrir novos autores.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f39.jpg

Cláudia Freitas

Professora da PUC-Rio, linguista e linguista computacional. Com muitos interesses no vasto mundo do PLN, com destaque para anotação, avaliação e mineração de textos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f40.jpg

Tatiane Macedo Costa

Linguista, professora e pesquisadora. Atualmente em Macau (China), atua nas áreas de ensino de Português como Língua Estrangeira e de PLN. Ama investigar a sintaxe das línguas naturais, cachorros e caminhar ao ar livre.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f41.jpg

Blanda Helena de Mello

Pesquisadora e Doutoranda buscando levar interoperabilidade semântica para bases clínicas utilizando ontologias e PLN. Adora fazer trilhas, livros, e um bom mate na rede. Dev. Python Backend por profissão, mas nas hora vagas inventa uns programas aleatórios.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f42.jpeg

Livy Real

Linguista com um pé na indústria e outro no meio científico, tem organizado o OpenCor Forum desde 2018 para promover dados abertos em línguas da América Latina e Península Ibérica. Atualmente faz parte da Comissão Especial de PLN na SBC.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f43.png

Kamila Ribeiro Trybe

Ex-professora, apaixonada por tecnologia e linguística: Sonho de consumo? Atuar programando a nossa língua portuguesa.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f44.jpg

Patricia Zago

Gerente de Análise de Dados, com 18 anos de experiência na área, atuando em diversos setores (Atualmente gerenciando uma área de Ciência de Dados com foco em NLP e modelos de recomendação). Formada em Sistema de Informação, com especialização em Business Analytics com ênfase em Big Data pela FGV e atualmente cursando MBA em Liderança e Inovação também pela FGV.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f45.jpeg

Ticiana Linhares

Professora na UFC e Cientista de Dados. Ama estudar, viajar e treinar musculação. Trabalha com Aprendizagem de Máquina e PLN.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f46.jpg

Iasmin Rabelo

Linguista e tradutora em formação. Amante de livros, séries e estudo de idiomas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f8.png

Ana Cleide Guimbal

Linguista, professora na UFRA. Desenvolve pesquisa de pós-doc na UFRJ, na linha “linguagem, mente e cérebro” e dedica-se ao estudo da comunicação sonora animal e das emoções. Membro do Comitê diversidade da SBNeC. Ama dançar, ler e cuidar de plantas e de animais.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f48.jpeg

Maxilene Faria

Apaixonada por linguística e tecnologia, atua como Linguista Computacional desde 2020. Nas horas vagas, ama ler, fazer trilhas e não recusa uma cervejinha gelada.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f9.png

Leticia Gabriella

Estudante de Engenharia da Computação e apaixonada por tecnologia e livros.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f10.png

Janaina Sabino

Linguista Computacional atuando nas áreas de pesquisa e implementação de modelos de IA, com foco em NLP. Apaixonada por literatura e natação. Sempre disponível para tomar sorvete e brincar com doguinhos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f51.jpg

Bárbara Neves

Engenheira e Pesquisadora em PLN, com foco em representação textual e (Large) LMs. Leitora assídua, amante dos animais e da cinegrafia. Aspirante a astrônoma com grande paixão por Carl Sagan e viciada em café.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f52.jpeg

Priscilla Nascimento

Analista de IA, mãe atípica, Mestra em Informática. Trabalha com processamento de PLN (sua paixão), seus interesses são: Autismo, IA e tecnologias educacionais. Ama cozinhar, assistir séries e dançar 🙂

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f53.jpg

Thais Luca

Cientista, pesquisadora, mãe de pet, fã de heavy metal e apaixonada por tecnologia. Trabalhando com PLN desde 2017. Tem interesse em aprendizado relacional, deep learning e aplicação de técnicas de transferência de aprendizado em modelos de aprendizado de máquina. Apaixonada por cachorros, música, filmes de suspense e romance policial.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f54.jpg

Jéssicka Oliveira

Advogada, linguista e cientista de dados (não necessariamente nessa ordem). Mestranda em tecnologia e inovação e desenvolvedora em formação. Ufa! Parecem áreas inconciliáveis, mas aqui entra o PLN!

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f1.png

Heloisa Rocha

Mestranda em Informática na UFPR. Interessada em PLN e aprendizagem de máquina multimodal.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f2-1.png

Júlia Duarte

Mestranda em Linguística na UFMG, apaixonada por semântica e com forte interesse em PLN. Em seu tempo livre, gosta de dar voltas no mundo com a sua bicicleta (em pequenos pedaços de cada vez), correr, fazer yoga e tocar saxofone na sua banda.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f56.jpg

Katiuscia de Andrade

Apaixonada por linguagens, encontrou no PLN o lugar ideal para misturar Linguística, Lógica, Matemática, Computação, Direito e (muito) café. Se divirte entre a vida acadêmica, a liderança de equipes de NLP, banhos de mar e atenção pro seu gato Mccoy... ah e uma tacinha de vinho sempre que possível!

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f57.jpeg

Patricia Pampanelli

Mãe e cientista da computação com um PHD em computação gráfica e processamento de imagens. Tem foco em processamento de linguagem natural, mas é extremamente curiosa e gosta de explorar novas áreas e aprender coisas novas. Além disso, adora vinho, música e viajar.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f33-1.png

Renê Pietro de Godoy

Estudante de graduação de letras. Interessade em descrição de línguas naturais e PLN.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/08/erica.jpg

Erica Carneiro

Graduada em Letras Português-alemão pela UERJ, cursa mestrado em Ciência da Computaçao no CEFET-RJ. Pesquisadora e desenvolvedora com foco em humanidades digitais, análise de sentimento, ontologias e Sentic Computing.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f1-1.png

Victória de Sousa Lacerda

Recém-formada em Letras (Português/Inglês), é professora de inglês há 9 anos e, atualmente, estuda programação na área de ciências de dados para incorporar o conhecimento acadêmico à tecnologia como Speech Expert/Speech Scientist.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f59.jpeg

Talita Oliveira

Professora e atua na área de linguagem no desenvolvimento de produtos digitais em edtechs. Apaixonada por literatura, um bom café, água tônica e tudo da Coréia. Achou no PNL a mescla perfeita para educação e tecnologia!

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/f33-2.png

Ludimila Goncalves

Trabalha com Machine Learning desde 2011 e atualmente é AI Tech Lead em uma varejista e doutoranda em NLP aplicada à Engenharia da Software na UFAM. É mãe de pet (um beagle lindo!), esposa e uma nerd que ama esportes, moda e conhecer o mundo.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/06/noemy.jpeg

Noemy Mendonça Oliveira

Graduanda em Relações Internacionais com grande paixão por novos aprendizados, desafios e aventuras. Possuí com forte interesse em estudos de PLN e de programação em Python.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/06/raquel.jpg

Raquel Freitag

Adora achar padrões, linguísticos e não linguísticos. Linguista, professora da Universidade Federal de Sergipe, mãe de Gabriel e de plantas.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/06/ingrid.jpeg

Ingrid Carvalho

Graduada em letras português e cursando pós em gramática e texto. Curiosa e sempre buscando inovar, encontrou na área da tecnologia uma nova paixão

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/06/isabele.jpg

Isabele Bittencourt

Soteropolitana, formada no bacharelado de Letras pela Universidade Federal da Bahia, com foco em Linguistica. Agora, mestranda em Linguistica Computacional na Montclair State University. Ama estar na natureza, passar tempo com animais, cozinhar e ouvir muito rock’n’roll.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/03/iza.jpeg

Iza Freitas

Analista de Sistemas, Professora de Programação, Graduanda em Letras na UFC e desbravando o PLN. Engajada em causas que promovam maior representatividade de mulheres na tecnologia. Ama tecnologia, música, ensino e astronomia.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/06/Debora_Ribeiro-1.png

Débora Ribeiro

Lexicógrafa, trabalha nas áreas de lexicologia, lexicografia e terminologia aplicadas ao modelo de dicionário on-line. Mestre em Português como Língua Segunda, pela Universidade do Porto, Portugal. Interessada na área de PLN, Linguística Computacional e Semântica Lexical, especialmente no uso de novas tecnologias aplicadas ao contexto dos dicionários on-line.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/07/mirella2.jpg

Mirella Balestero

Linguista, revisora de textos e terminóloga. Está finalizando o doutorado e construindo um dicionário de revisão.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/07/ellen-1-scaled.jpg

Ellen Souza

Mãe de três príncipes, professora da UFRPE, pesquisadora nas áreas de PLN, Ciência de Dados e Tecnologias Assistivas. Voluntária da APAE de Serra Talhada. Sócia da startup e-inclusao.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/08/Juliana2-1.jpg

Juliana Pinheiro Campos Pirovani

Professora e pesquisadora do Departamento de Computação da UFES. Atua principalmente em PLN, Reconhecimento de Entidades Nomeadas e Gramáticas Locais.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/08/anna_furtado_avatar.png

Anna Beatriz Dimas Furtado

Linguista de formação (LEA-MSI/UnB) e mestre em Tecnologia para Tradução e Interpretação (EMTTI/Erasmus+). Atualmente trabalha na Universidade de Galway, na Irlanda, na intersecção entre Linguística de Corpus, Ciência de Dados e PLN.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/08/Foto-Mel.jpg

Mel Augusto

Bacharel em Filosofia de formação, estudante de análise e desenvolvimento de sistemas e engenheira de Machine Learning trabalhando com processamento de linguagem natural. Se apaixonou pela área desde que conheceu seu potencial - já fez projetos voltados à identificação de fake news e pretende se tornar especialista na área. Adora jogar RPGs, ler livros e ver séries e filmes de terror e horror.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/10/foto-bpln.jpg

Ana Rosa Frazão Paiva

Analista Judiciária, na área de Revisão Textual, apaixonada por tecnologia, começou a estudar PLN quando conheceu os primeiros modelos de classificação automática desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. O interesse pela área rendeu a pesquisa que desenvolve no doutorado em Linguística pela USP. Adora viajar, pedalar e ler.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/10/thais-2.jpg

Thaís Bueno Viana

Profissional liberal, estudante para a vida. Estuda e trabalha com Linguística de Corpus e Linguística Computacional. Se envereda pelos livros, pelas escritas, pelos desenhos, pela música e pelas danças.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/11/Liliane_Lourenca_de_Aquino.jpeg

Liliane Lourença de Aquino

Cientista de dados na Hop AI. Sou local de BH - MG, formada em Análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduada em Inteligência Artificial e Ciência de dados. Trabalho com NLP para modelos de classificação de textos a quase 6 anos.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/11/9020-Julia.jpg

Júlia Tessler

Entusiasta de inteligência artificial e apaixonada por diversidade e inclusão, tem experiência como cientista de dados e instrutora de bootcamps. Recentemente, tem-se interessado por justiça, responsabilidade, transparência e ética em aprendizagem de máquina e inteligência artificial. É bacharel em estatística pela Unicamp e acha que é muito difícil tomar decisões sem teste de hipóteses. Atualmente, trabalha desenvolvendo modelos de IA para identificar comportamentos maliciosos em texto na Sinch.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/12/elisat.png

Elisa Duarte Teixeira

Linguista com especialização em Tradução, mestrado e doutorado em Inglês pela USP e com A.A.S. degree em Culinary Arts, pelo El Centro College de Dallas, TX - USA. Atualmente sou docente do curso de Tradução – Inglês da UnB e filiada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD). Apaixonada por Linguística de Corpus aplicada à tradução especializada (particularmente a culinária) e aos estudos do léxico. Também amo música, gatos e as prendas do lar.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/11/marina-2.png

Marina Ramalhete

Cientista de Dados, Engenheira de Machine Learning e entusiasta do Processamento de Linguagem Natural (PLN). Formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Apaixonada por livros e viagens.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2023/12/marcy.jpeg

Marcilene Machado Reinert

Linguista de formação (Univille, UFPR, Michigan State University e Herder Institut), Mestre em Design pela Univille e apaixonada por idiomas. Atua como designer de serviço, pesquisadora e consultora em projetos de produtos digitais. Encontrou na PLN a possibilidade de unir vários interesses.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2024/04/IMG_6258-e1714336559159.jpg

Ana Luiza Treichel Vianna

Linguista, tradutora e pesquisadora em IA. Seus interesses de pesquisa são em Terminologia, Tradução, Linguística de Corpus, Frames e modelos de linguagem. Nas horas vagas, maratona séries e faz de conta que é atleta.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2024/04/fotomariana-brasileirasempln-e1714337126882.jpg

Mariana Gonçalves da Costa

Revisora e tradutora apaixonada por tecnologia. Graduada em Letras e mestranda em informática pelo PPGI/UFRJ, integra o projeto Minerv@s Digitais, que objetiva fomentar o interesse de mulheres nas áreas de STEM.

https://brasileiraspln.com/wp-content/uploads/2024/04/Sibylla-e1714337254166.jpg

Sibylla Jockymann do Canto

Linguista computacional, é responsável por um setor de Engenharia Conversacional em uma multinacional líder em tecnologias omnichannel. Uma apaixonada por linguagem, cognição e inovação!